Blog

15 de novembro de 2019

Ferramenta social do esporte


 

 

  No mundo contemporâneo, o esporte é reconhecido como um importante e essencial fator de inclusão social, que, além de ser um meio de contribuir para a saúde física e psicológica do indivíduo, auxilia na percepção dos valores sociais e familiares. A prática de atividades físicas torna-se também uma alternativa que os jovens enxergam para mudar as vidas e afastarem-se de alguns caminhos turbulentos.

  As raízes do desporto têm origem na era primitiva, quando os nossos ancestrais se exercitavam para garantir a sobrevivência, a partir da caça, das caminhadas e da natação. Nesse contexto, vale ressaltar que a prática de esportes sempre foi primordial na vida do ser humano em diversas áreas. Durante a prática esportiva, os jovens aprendem muito mais do que apenas as regras e técnicas que envolvem o esporte. Eles levam a lição de como conviver em coletividade, respeitar o seu parceiro de equipe e adversários, fazer grandes esforços e ter responsabilidade.

  Aliado aos fatores já mencionados, o esporte também é visto como uma ferramenta de proteção social e de resgate de crianças e de adolescentes em situação de risco, pois quando não estão na escola podem ser influenciados a seguirem o que não devem. O desporto como instrumento pedagógico precisa ser mais integrado. As finalidades gerais da educação, de desenvolvimento individual, de formação do indivíduo e de orientação são importantes para a convivência na sociedade. Também é necessário destacar a posição das mulheres no esporte, pois o gênero feminino nunca foi bem visto no cenário esportivo. Sempre houve interferências na decisão das mulheres para a prática do esporte. Dizem o que elas devem ou não fazer, fato que comprova que muitas pessoas ainda têm pensamentos medíocres e antigos em relação ao esporte feminino.

  Em virtude do que foi mencionado, é imprescindível a conscientização de órgãos da educação, a fim de alertar sobre a importância da integração do esporte nas escolas. Portanto, deve-se levar ainda em consideração a entrada de bolsistas nas escolas, por meio dos esportes, contribuindo assim, para a melhor educação e a formação de atletas promissores no país.

 

  Autor: André Vilela. (14 anos). Aluno do Centro de Escrita Regina Magalhães.

 

Tema: A importância do esporte como fator de desenvolvimento social.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *