Blog

1 de novembro de 2016

Mescla de informações


 

 

  A poluição vem provocando inúmeras alterações ambientais, assim como o desmatamento de áreas verdes, o que afeta toda a sociedade global. A Revolução Industrial foi um importante marco na urbanização das cidades, porém contou com prós e contras. Em verdade, muitas pessoas não perceberam que a poluição não se restringe apenas às indústrias, mas engloba uma série de atitudes oriundas dos seres humanos.

  Com a ampliação das vagas para empregos nos centros industriais, muitas pessoas optaram por fazer o êxodo rural, culminando com um englobamento de serviços que visavam apenas ao lucro, sem se preocupar com a retirada das áreas verdes. Além de erradicar com florestas e matas, a urbanização maximizou a liberação de gases, como o CO2, que aumenta o efeito estufa, proporcionando, inclusive, o derretimento das geleiras. É notório que ocorre uma reação em cascata, que não afeta apenas o país que mais polui, mas prejudica todo o mundo. Logo, medidas devem ser tomadas em conjunto, de maneira que se tenha um objetivo comum, como no Tratado de Kyoto.

  Os meios de comunicação têm grande importância na conscientização das populações, pois o conhecimento surge a partir da difusão de informações. O Brasil, em especial, sofre com o desmatamento na floresta Amazônica e vale lembrar que a poluição também é oriunda dessa atitude, agredindo de modo geral o planeta Terra. O homem é capaz de liberar, no meio ambiente, quantidade absurda de lixo, um dos principais agentes causadores da destruição planetária. Além disso, o desmatamento e o egoísmo do homem culminaram, por exemplo, na erradicação de várias aldeias indígenas, de maneira que se apagaram da história parte da cultura de um povo.

  Evidencia-se que o melhor modo de maximizar a diminuição de gases de efeito estufa é por meio da conscientização global, utilizando o principal combustível da Terceira Revolução Industrial, a tecnologia. Vê-se que é essencial estabelecer, entre os países, certa comunicação, para que se crie uma via de mão dupla, visando à  implementação de uma mescla de informações que possa atingir todas as esferas sociais com conceitos básicos de prejuízos causados pelo homem por meio da poluição.

  Autor:  Elias Albernaz Henriques. Aluno do Centro de Escrita Regina Magalhães.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *