Serviços

Communicare Educação é um curso com as seguintes finalidades:

• aprimorar a redação de textos dissertativo-argumentativos com sugestões de técnicas e temas, além de correção personalizada;

• conduzir o aluno à Interpretação de Texto, interpretando-o com eficácia e objetividade.

Na Communicare Educação, as aulas são preparadas para captar o interesse dos alunos da era da tecnologia, em um ambiente aberto e livre, com recursos audiovisuais e debates em grupo. A oralidade, a autoestima e o desembaraço em público são trabalhados ao mesmo tempo em que se desenvolve a capacidade argumentativa de cada estudante, por meio da interação e atitude crítica e questionadora diante do mundo.

 

Texto dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo é um texto em prosa, informativo e baseado na defesa e na exposição de um ponto de vista, sobre um determinado assunto com explicações que a justifiquem.

O texto argumentativo, além de defender uma tese, tem por finalidade convencer e persuadir o leitor, sobre o ponto de vista do autor a respeito de um tema.

O texto argumentativo-dissertativo, além de explicar, por meio de evidências e provas, com raciocínio coerente e consistente, também pretende persuadir o interlocutor.

Aprimoramento do desempenho em redações

É necessário, para a elaboração dos textos dissertativo-argumentativos, usar recursos que justifiquem os argumentos, com coerência de ideias, seguindo as seguintes etapas:

a) introdução: apresentação do problema ou assunto. É a tese ou a ideia principal do texto;

b) desenvolvimento: são parágrafos que fundamentam a tese e a exposição dos argumentos com clareza e justificativas;

c) conclusão: geralmente, retoma a tese com propostas de solução do problema exposto e as observações finais com uma ideia que surpreenda o leitor.


Público de interesse:

Vestibular:

É um exame obrigatório para selecionar os candidatos que concluíram o Ensino Médio e pretendem fazer o ingresso nas universidades do Brasil. Em geral, estas provas propõem aos candidatos a produção de um texto, em prosa, na modalidade dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica e cultural.

Concursos:

Há concursos, nas diversas áreas, principalmente, os licenciados em Direito, em Engenharia e nas Escolas Técnicas do país, que exigem a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, como uma modalidade importante para a classificação dos candidatos.