A Importância da Amizade

Postagem : 12 de julho de 2012

As parcerias, na vida real, não são semelhantes. Em vista disso, sabe-se que é essencial construir verdadeiras amizades que durem ao longo da vida. Em contrapartida, vê-se que nos últimos anos, houve uma visível mudança em relação a esses laços amistosos.

É importante sublinhar a importância de uma verdadeira amizade. Inclusive, essa ligação interpessoal serve como um conforto, nos momentos difíceis, um estímulo na vida pessoal e profissional, uma distração em períodos vagos e pode se tornar uma parceria por toda a vida. Em verdade, são os verdadeiros amigos que apontam a realidade e mostram a direção certa que se deve seguir. Além disso, está comprovado que ter a companhia de amigos reduz o risco de depressão, diminui a ansiedade e o estresse.

É preocupante a contestação de que a amizade passa por uma crise de identidade. No passado, a diversão se dava na companhia da família, em datas comemorativas e almoços de domingo. Mas, sabe-se que, com a correria do dia-a-dia, é difícil para o ser humano adulto, manter contato com todos os amigos colecionados ao longo dos anos. É nesse cenário também que surgem as parcerias por interesse, em que os indivíduos constroem falsas amizades em troca de favores financeiros, políticos ou econômicos. Já para as crianças e adolescentes, esse período de convivência, de forma geral, é saudável para a estruturação da personalidade de um futuro adulto.

Em virtude dessas considerações, entende-se que ter um amigo é algo precioso. Por isso, os laços de amizade devem ser valorizados e conservados ao longo da vida. Em linhas gerais, para se manter um amigo, é importante saber que a amizade é troca e compartilhamento e não, somente, uma via de mão única.

Julyane Alves de Assis dos Santos. Farmacêutica. 25 anos. Pretende fazer Medicina.