A poluição causada pelo homem

Postagem : 26 de setembro de 2015

Na atualidade, o aquecimento global é algo impactante que afeta toda a superfície terrestre. Pode-se afirmar, sem receio de errar, que o grande responsável por este problema é a ação do homem sobre a natureza.

É interessante ressaltar que a anomalia climática acarreta sérias conseqüências para a humanidade, devido à grande emissão de gases poluentes na atmosfera. Diante deste pressuposto, ocorrem grandes catástrofes que provocam o desequilíbrio no planeta, como a formação de enchentes, furacões, secas, extinção de animais e o derretimento dos pólos. Há evidências de que os fenômenos naturais vêm acontecendo, com freqüência, por conta da poluição no mundo. Sabe-se também, que o hipercapitalismo vem se tornando irreversível, no meio ambiente, aumentando a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo.

O fato é que o excesso de dióxido de carbono está preocupando a ONU e, pensando nisso, espera-se cerca de 50 mil pessoas de mais de 95 nações para a 21ª Conferência do Clima que acontecerá, em Paris, na França. O objetivo é de firmar um pacto que vise combater as transformações do clima universal, como o El Nino, que é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Sabe-se que este nome foi dado pelos pescadores do Peru e do Equador, no século XIX, porque observaram que esse fenômeno ocorria, na época do Natal, daí o nome Niño, que quer dizer menino ou Menino Jesus.

Por tudo isso, deve-se ter uma visão ampla do surgimento da mudança do clima universal, pois a degradação feita pelas mãos do homem está trazendo um desequilíbrio e uma elevação de temperatura desumana. Vale refletir as palavras do filósofo grego Aristóteles: “A natureza não faz nada em vão”. Portanto, deve-se mudar o conceito de capitalismo extremo entre os países, para cuidar do meio ambiente, em que vivemos, pois se não ficarmos atentos, o homem destruirá a sua vida e a de todos os seres existentes na Terra.

Lucas Mendonça. Vestibulando.

 

 

Tema: A anomalia climática atual precisa de um olhar mais cuidadoso ao planeta Terra?