À prova de balas

Postagem : 30 de junho de 2014

De acordo com o dicionário, determinação é o ato de permanecer firme em um objetivo. É a condição mental de superar a frustração e continuar perseguindo a sua meta. Em vista disso, para modificarmos a sociedade, em que vivemos, precisamos colocar esse conceito em prática e manter o objetivo em mente.

No Brasil, há diversos ventos contrários à nossa direção, que nos jogam para fora do caminho de um país melhor, como, por exemplo, a corrupção. Os políticos de Brasília desencorajam nosso sonho de modificar a nação, levando-nos a pensar que a política brasileira é um caso perdido. No entanto, vale ressaltar a ideia de Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” É verdade que essa transformação poderá estar ao nosso alcance por meio do voto. Se tivermos determinação, na hora de votar, poderemos modificar esse atual cenário político.

Além da política, a determinação funciona também como um alicerce à mudança, no mundo, por meio da educação. Para obter sucesso, as crianças e os jovens devem ter sempre um objetivo em mente. A determinação é a gasolina do nosso veículo de mudança. Sem ela, não atingiremos à nossa meta, pois poderemos parar no primeiro sinal vermelho. Precisamos estimular sempre os jovens para que tenham o impulso de estudar, tornando-se assim, cidadãos mais conscientes, capazes de refletir sobre o voto e modificar o cenário brasileiro.

Como sublinha Ayrton Senna: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação.” Logo, precisamos nos determinar para superar nossos desafios, pois quem faz o mundo somos nós mesmos e quando somos determinados, tornamo-nos “à prova de balas”. Portanto, com amor e com fé, construiremos a nossa própria armadura para enfrentar o caminho da mudança pessoal e mundial.

Carine Lutterbach. Vestibulanda.