Água e sustentabilidade

Postagem : 17 de outubro de 2013

Desde os primórdios da humanidade, a água é essencial para garantir o sustento e a sobrevivência. Sabe-se que países africanos possuem certa carência desse recurso, mas por outro lado, o Brasil apresenta uma quantidade considerável em seu território. No entanto, sua atual situação expressa a falta de gestão para com o meio ambiente.

É de grande destaque a posição do Brasil no cenário mundial. Vale sublinhar que a nação brasileira é proprietária de 12% de toda a água do planeta. Deve-se reconhecer que o país utiliza grande parte dessa água, na irrigação e na produção de alimentos, uma vez que a demanda para exportação é cada vez maior. Não é possível entender como o Brasil, um país que possui abundância desse recurso, possui problemas relacionados à poluição e ao saneamento básico. Nesse sentido, percebe-se a contradição entre a quantidade de água e a sua preservação.

Por outro lado, países africanos, como Angola, expressam a carência de água no país. É inaceitável a condição a qual a sociedade angolana é submetida. Não há dúvida de que a distribuição de água no mundo é desigual. Nota-se que, enquanto uns desfrutam desse recurso, outros sofrem pela sua carência. Some-se a isso ainda os conflitos por água, inclusive no Oriente Médio. No passado, a guerra entre Israel e Síria resultou na perda do território que abrigava as Colinas de Golã, nascente do Rio Jordão, situada na Síria, para o Estado de Israel. Sob essa ótica, percebe-se a disputa pela água desde os primórdios até a contemporaneidade.

Diante aos fatos expostos, deve-se reconhecer que a água é fundamental para a sobrevivência do homem. Torna-se essencial a conscientização da população e do Estado sobre os desafios da gestão, do acesso, da distribuição e dos serviços relacionados a esse recurso cada vez mais escasso. A ideia é chamar atenção, a fim de se promover uma
sociedade mais sustentável, a partir de uma maior logística desses recursos hídricos no cenário mundial.

Kissila da Silva Pereira. Vestibulanda. Pretende cursar Medicina.