Análise da higiene

Postagem : 14 de julho de 2020

O saneamento é uma necessidade pública ligada diretamente à saúde. Isso pode ser justificado pela capacidade de transmissão de doenças pela falta de higiene, colocando a vida de cidadãos em risco. Nesse sentido, é válido dizer que a educação exerce influência no assunto, uma vez que a limpeza da cidade é responsabilidade não só do governo, mas também da sociedade.

Primeiramente, é essencial entender a importância do saneamento para o bem-estar público. Esse serviço básico contribui para a diminuição da propagação de doenças transmitidas pela água e por alimentos contaminados por organismos provenientes de resíduos, como fezes e urina. Exemplos dessas enfermidades é a giardíase, leptospirose e febre tifoide as quais possuem similaridade nos sintomas. A diarreia é uma das consequências dessas infecções que põe em risco, principalmente, as crianças, que pela excessiva perda de água, podem acabar falecendo.

Outro ponto a ser analisado é a conexão entre a conscientização social e a limpeza das cidades. O descarte de resíduos em lugares impróprios, como nos rios, é muitas vezes, reflexo da falta de informação do indivíduo sobre os impactos que esse gesto pode ocasionar. Esse despejo poluente, porém também está relacionado, em sua maioria, pela  falta de acesso do cidadão ao saneamento, que deveria ser fornecido pelo Estado. Dessa forma, a falta de conhecimento popular sobre as consequências do contato com o esgoto, como a contaminação de várias doenças, torna a população ainda mais vulnerável, com a deficiência e falta de disponibilidade dessas necessidades básicas.

Sob essa ótica, o manejo correto do esgoto e da água é essencial para a qualidade de vida humana e deve ser acessível a todos. Assim, a educação sobre a importância da higiene é essencial para a cooperação popular com a diminuição do despejo irregular de resíduos. Além disso, a atuação do Estado é de extrema importância, objetivando o fornecimento igualitário das condições básicas aos cidadãos. Esse posicionamento pode ocorrer através de maiores investimentos no setor de limpeza, que deve ser posto como prioridade entre os projetos públicos. Portanto, diante desses impactos na saúde e na dignidade da população, é crucial examinar e solucionar o problema do saneamento nas sociedades brasileiras.

Autora: Victoria Calil. Aluna do Centro de Escrita Regina Magalhães.

Tema: Raios-X do saneamento no Brasil.