ASSUNTOS IMPORTANTES PARA FAZER A REDAÇÃO DO ENEM 2012

Postagem : 4 de novembro de 2012

  • “Um país se faz com homens e com livros”. Monteiro Lobato.

 

  • A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) mostra que um em cada cinco brasileiros de 15 anos ou mais, são analfabetos funcionais, ou seja, tem menos de quatro anos de estudo.

 

  • A palavra ler vem do latim legere, que significa ao mesmo tempo ler e colher, ou seja, a arte de colher idéias.

 

  • A leitura promove o resgate da cidadania, devolve a auto-estima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente. Leila Sousa. Mestre em Comunicação.

 

  • A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. Carlos Drummond de Andrade

 

  • “Conhecimento é poder”.(Francis Bacon)

 

  • O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens… levantou no mundo as muralhas do ódio… e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Lutemos por um mundo novo… um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. O último discurso de “O Grande Ditador”. Charles Chaplin. (Adaptação)

 

  • Os talibans reivindicaram o atentado contra a ativista da campanha a favor da educação das mulheres no Paquistão, Malala Yousufzai, que tem 14 anos e saía da escola quando foi atingida. O ataque contra a menina blogueira, que narrava o cotidiano no vale do Swat, área de atuação do Talebã, motivou uma série de protestos em vários setores da sociedade paquistanesa contra o grupo extremista. O Globo. 26/09/2012.

 

  • Conflito no mundo árabe. Os protestos contra o filme americano, que satiriza Maomé espalharam-se no Oriente Médio e o Norte da África. O vídeo é um trayler do filme Inocência de Muçulmanos. Maomé é mostrado em posições sexuais com sua e outras mulheres, fazendo abuso de crianças e ainda se revela ser homossexual.

 

  • “O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo”. Nelson Mandela

 

  • “A única revolução possível é dentro de nós” (Gandhi)

 

  • O Código Florestal Brasileiro foi criado em 1965 e estabelece limites de uso da propriedade, que deve respeitar a vegetação existente na terra, considerada de interesse comum a todos os habitantes do Brasil.
  • A Usina do Belo Monte: há uma polêmica, em torno da construção da usina de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu, em sua parte paraense, já dura mais de 20 anos. É a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, alvo de intensos debates. Lideranças indígenas KAYAPÓ ameaçam fazer uma guerra.
  • “Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga.” Albert Einstein

 

  • A nova classe média. Ascensão da Classe C  (Consumo); Diminuição de impostos (máquinas brancas); Casa própria – facilidades bancárias; Facilidades para compra de automóveis. Programas televisivos direcionados (comerciais)

 

  • Comissão da Verdade. Investigação sobre as violações aos direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante a ditadura militar. A comissão terá o direito de convocar vítimas ou acusados das violações para depoimentos e ter acesso a todos os arquivos do poder público, sobre o período, mas não terá o poder de punir ou recomendar que acusados sejam punidos.

 

  • Nova família brasileira. A formação clássica, casal com filhos, deixou de ser maioria no Brasil: segundo o IBGE, representa 49,9% dos domicílios, enquanto outros tipos de famílias já somam 50. Hoje, os casais sem filhos, as pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs, famílias “mosaico” (a do “meu, seu e nossos filhos”) ganharam a maioria.
  • Essa virada vem principalmente com a queda na taxa de fecundidade. Em 1940, a mulher tinha em média seis filhos, hoje tem menos de dois, fazendo a população crescer mais devagar e ficar mais velha. Ao optar por uma família menor, a mulher entrou forte no mercado de trabalho: em 1969, elas eram 27,3% da força de trabalho, em 2009, 43,6%. A renda feminina trouxe a segurança para a mulher seguir seu caminho sem marido e os costumes chegaram à legislação, como a lei do divórcio, que dispensa a mediação do juiz. O Globo. 26/08/2012
  • Nessa grande diversidade traz novidades: o menor número de filhos — ou nenhum filho — e o fato de que homens e mulheres exercem, ambos, atividades lucrativas e colaboram com suas rendas para o sustento da família. O mundo do trabalho não estava preparado para acolher os problemas da vida privada. Enquanto o homem provedor dominou a cena conjugal, uma mulher nos bastidores carregava o peso das responsabilidades domésticas.

 

  • “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. Mahatma Gandhi

 

  • Brasil como sede de grandes eventos esportivos: Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos 2016. Esporte como promotor da saúde, prática esportiva na saúde humana e bem estar social.
    Hooligans, Londres.