Atos selvagens

Postagem : 22 de setembro de 2012

A vingança está intrínseca na sociedade atual. Vale registrar que esse ato de revidar é um dos mais primitivos sentimentos humanos, que podem ser observados, claramente, em vários momentos da humanidade. Ainda merece atençãocomentar sobre o papel midiológico nesse contexto sentimental.

Um caso exemplar foi o revanchismo francês, evidenciado durante a Primeira Guerra Mundial contra os alemães. Naquela época, o desejo de retaliação da França, causado pela perda de territórios importantes para Alemanha, tornou-se uma das causas de um dos conflitos mais sangrentos e fatais da história. Outro exemplo foi o revide americano ao atentado de 11 de setembro. Ambos os casos mostram a justiça humana selvagem.

Cumpre salientar ainda, o papel da mídia, estimulando essa emoção, que se localiza no interior de todos os seres. Os meios de comunicação, tais como, rádio, internet e, principalmente, a televisão, muitas vezes, são usados de maneira incoerente e abusiva, o que acaba servindo de exemplo para os espectadores desses meios.

Sem dúvida, a vingança é uma emoção natural do homem. É preciso um esforço, em conjunto, para que o ato de revidar seja substituído pelo de punir. Há necessidade de realizar também uma maior seleção, sobre o que será transmitido ao telespectador, para que evite estimular esse sentimento na programação diária. Não é admissível assistir que culpados saiam impunes pela Justiça, pois as vítimas devem encontrar a certeza da punição sobre o culpado na esfera pública e não agir com seus próprios atos selvagens,
regidos pela emoção primitiva, que é a vingança.

Kaio Lucas. Cursa o terceiro ano do Ensino Médio. 17 anos. Pretende fazer Medicina.