Brasil brasileiro

Postagem : 23 de setembro de 2014

A diversidade étnica e cultural brasileira é oriunda de uma grande miscigenação de povos. Esse processo teve origem já na colonização portuguesa do gigante sul-americano e a grande responsabilidade por esse fato pode ser atribuída aos inúmeros fluxos migratórios, característicos em toda a história do país.
O Brasil abriga, em toda a sua extensão, uma grande mistura de etnias. Ao olhar separadamente cada região, é possível perceber a singularidade e a pluralidade exclusivas dessa nação, que abriga descendentes e imigrantes de todo o mundo. O Brasil, ao mesmo tempo que em Salvador, está a cidade com mais negros fora da África, no Sul e no Sudeste, encontra-se a maior colônia de italianos do mundo.
Porém, apesar de todas as diversas faces e dos mais distintos hábitos presentes, em toda extensão territorial, os brasileiros guardam entre si, o mesmo sentimentalismo. Independente de estado ou região, todos os estrangeiros exaltam a grande receptividade do brasileiro. Além da hospitalidade, pode-se notar a festividade e a resiliência do povo tupiniquim, sem contar o forte senso de união. Como exemplo dessas características, tem-se a alegria do carnaval e ainda a tragédia de Santa Maria, o incêndio da boate Kiss. Este último foi um episódio que comoveu todo o país no qual se viu o povo solidário a mais essa causa.
Diante desse contexto, nota-se que a diversidade aparente não interfere, no sentimento de unidade do povo, que apesar de todas as diferenças existentes sempre está junto em momentos específicos. Foi assim na ditadura, nas manifestações de 2013 e na Copa do Mundo. Prova-se então, que o Brasil, além de etnias diversas, possui uma verdadeira aquarela, em que todos os cidadãos estão misturados, neste legado de autoestima, mas não apenas no esporte.

Arthur Pires Lacerda. Vestibulando.

Tema: Copa 2014 pode deixar melhora da autoestima como legado para o Brasil