Capacidade de recomposição

Postagem : 2 de maio de 2013

A capacidade de suportar impactos é uma característica essencial para a sobrevivência. É nessa direção que pessoas de todo o mundo conseguem se reerguer de traumas e fazer parte da história de alguma maneira.

Não é preciso lente de aumento para ver que as pessoas que sofrem consequências de desastres naturais são resilientes. Isto é, devem, após perder seus bens e, até mesmo familiares e amigos, recomporem-se e conseguirem reconstituir sua vida. Diante disso, vê-se que as vítimas de tsunamis no Japão e furacões, nos Estados Unidos, apresentam essa capacidade emocional muito aflorada.

É importante explicitar ainda que grandes líderes que marcaram a história da humanidade têm essa característica de se refazem diante dos empecilhos. Vale a pena ressaltar ainda que Nelson Mandela, defensor do “Apartheid”, ficou vinte e oito anos preso e que, após o confinamento, conseguiu reestruturar suas forças e continuar sua luta em favor da igualdade racial. Em vista disso, vê-se que a resiliência é essencial para a permanência plena na Terra.

Portanto, observa-se que há pessoas em extrema dificuldade e líderes que são capazes de manterem-se estáveis nas situações críticas. Diante disso, vê-se que como a Fênix, uma ave mitológica, eles conseguem buscar inspiração e confiança dentro de si mesmos, a fim de continuar a sua luta. Seguindo esses exemplos, todos devem procurar ser resilientes, para terem uma capacidade maior de portar-se positivamente diante de momentos traumáticos.

Mateus Vargas Péres. Pretende fazer Medicina.