Chaves para os valores brasileiros

Postagem : 8 de junho de 2020

De acordo com o filósofo francês, Durkheim, as instituições sociais são os pilares da sociedade. Dentre elas, destaca-se a política, que tem a função de regulamentar o Estado e a nação. É correto afirmar que a mesma tem grande influência e participação na vida das comunidades brasileiras. A sociedade seria apenas um reflexo do seu governo, partindo da ideia de que, no sistema democrático, o cidadão escolhe aquele que mais representa seus ideais. Face à situação atual, é papel do Estado intervir em questões científicas e medicinais?

Com a crise do coronavírus, o país se bipolariza entre aqueles que são a favor das direções do atual governo e os que são contra. O vírus se tornou uma questão governamental de lados extremamente divididos, na tomada de decisões, em prol do bem maior. Debates como o uso da hidroxicloroquina têm gerado grande tumulto entre a população brasileira, que se manifesta trazendo à tona seu posicionamento político. Nenhum tipo de medicamento ou vacina foi reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde – no tratamento desse temeroso vírus e seria de grande irresponsabilidade a aplicação do mesmo em pacientes doentes, dado ao fato de que o medicamento não apresenta nenhuma eficácia na corrente sanguínea.

Quanto à questão econômica, sendo o Brasil o maior país da América Latina e trazendo consigo um histórico de grande instabilidade financeira, economistas preveem o menor PIB – Produto Interno Bruto- da história do país. É compreensível a preocupação do governo em relação aos seus valores, porém, nesta luta, o que há de maior valor nesse país vem sendo perdido dia após dia: a vida dos brasileiros. Ao contrário da economia, esta uma vez perdida, jamais retornará. Logo, é com grande dificuldade que o povo dessa nação enfrenta a Covid-19, devido às questões sanitárias e as calamidades nas comunidades carentes e, principalmente, a falta de organização e comunicação entre os membros do governo. Isso é o que não se espera de um país durante uma pandemia. Além disso, o cargo do Ministro da Saúde continua inabitado.

Em verdade, o SARS-COV-2 é uma questão mundial. Os povos de todas as nações, incluindo os brasileiros devem, nesse momento, unirem-se para que sejam atingidos da maneira mais branda possível. Seguir a regulamentação da Organização Mundial de Saúde e ouvir a voz da ciência e dos médicos especialistas podem ser as chaves dessa escalada, para o fim desse pesadelo contínuo em todo o globo. Enquanto isso, a população precisa seguir uma única ordem, respeitar a quarentena e cuidar de sua maior riqueza, que é a própria vida e de seus familiares, seguindo as propostas dos médicos e cientistas.

Autora: Maria Eduarda Gomes.

Tema: Escalada do Covid-19 na política e na economia brasileira.