Cidade criminosa

Postagem : 17 de agosto de 2015

O Rio de Janeiro sempre foi reconhecido com uma cidade onde liberdade e felicidade estão constantemente presentes. O estilo de vida do carioca faz muitos cidadãos pensarem assim. Porém, atualmente, a Cidade Maravilhosa está se tornando, cada vez menos aconchegante, devido ao aumento da violência que está fazendo do Rio uma cidade partida.

Nesse panorama, é importante ressaltar o aumento da criminalidade na cidade do Rio de Janeiro. A violência é um problema antigo da região carioca e a falta de policiamento torna a segurança altamente comprometida, deixando os cidadãos assustados e preocupados.

Registre-se ainda a proximidade das Olimpíadas de 2016, cujas campanhas de resultado negativo são indicadores de que os turistas temem a violência. A primeira rodada de venda de ingressos teve menor número de compras do que nos Jogos Olímpicos de Londres. Os jornais estrangeiros exibem a situação de risco vivida no Rio de Janeiro e, dessa forma, o Brasil é visto com maus olhos no padrão internacional. Além disso, percebe-se que é uma cidade de antíteses: a segregação socioespacial é muito observada na região, que apresenta favelas ao lado de condomínios luxuosos e tal situação divide ainda mais a sociedade.

Diante desses fatos, vê-se que a Cidade Maravilhosa está se tornando, cada vez mais, uma região criminosa. A violência está dividindo a população entre bandidos e cidadãos. Porém, como afirmou Platão: “Uma vida não questionada não merece ser vivida”. Isso significa que os cidadãos cariocas devem se unir para reivindicar seus direitos por uma sociedade mais segura e com um maior policiamento. A luta é imprescindível para continuar o sonho daquele antigo Rio, sempre alegre e unido.

Isabela P. B. Fassbender. Vestibulanda.

Tema: O Rio de Janeiro de 2015 é uma cidade partida?