Conhecer para mudar

Postagem : 26 de junho de 2013

No mundo atual, a instalação da Comissão da Verdade é de extrema importância para os países que sofreram com a ditadura. Isto implica a revelação da história de cada nação, porém o Brasil tem adiado a solução para os crimes militares do passado.

Contudo, é importante que se saiba, primeiramente, o conceito do termo ditadura. Deve-se reconhecer que tal regime é uma forma de governo que, por mais que houvesse erros e crimes, que o caracteriza, estes por sua vez, eram protegidos por lei e por pessoas que lideravam a nação na época.

Convém ressaltar ainda, que a população brasileira tem o direito de saber a sua história, sem que qualquer detalhe seja ocultado. Deve-se reconhecer que houve, de fato, um momento ditatorial, no Brasil, em que pessoas foram torturadas, exiladas, humilhadas e mortas pelos envolvidos, no país, que também tanto amavam. Porém, a punição, passando tantos anos, seria a opção mais ética? É oportuno julgar um passado longínquo, se não há como mudá-lo?

É hora de abrir a discussão antes de qualquer julgamento ou punição. O essencial seria a revelação da verdade, a fim de que as próximas gerações saibam sobre o seu próprio passado, seja ele bom ou ruim. Mas, deve-se ainda estar atento e agir com discernimento, afinal a história pode ser reescrita, tão somente para um bem futuro.

André Barboza Ferreira. Vestibulando.