Entraves educacionais

Postagem : 5 de setembro de 2022

 

A partir do século XIX, o modelo escolar passou a ser um retrato da Revolução Industrial e da sua linha de montagem. Este método ainda está enraizado na sociedade e é ordenado, mecânico e pautado no conteudismo. Entretanto, tal metodologia tornou-se um grande entrave na evolução da educação brasileira contemporânea. Logo, para que esse desafio desfigure-se, é necessário repensar, sobretudo, o atual modelo educativo neoliberal, enquadrando-o na atual geração e basear-se em países de melhores índices educacionais. 

Primeiramente, convém destacar que o método de ensino tradicional é um desafio para a educação brasileira moderna. Nesta metodologia, é imposta a relação de submissão dos alunos, os quais escutam o conteúdo abordado sem opinarem ponderadamente. Esta inércia da criticidade afasta os estudantes de um aprendizado ativo, dinâmico e horizontal, fazendo com que negligenciem os estudos em prol de atividades onde eles seriam os protagonistas. É importante analisar também que com este modelo educacional a escola perde seu principal papel que é o de formar cidadãos não alienados.

 Outrossim, pode-se afirmar que se espelhar em países referências na educação é indispensável para a remodelação educacional. A Finlândia possui uma das melhores pedagogias de ensino do mundo. Nesta nação, as aulas exploram a multidisciplinaridade e a tecnologia com participação ativa dos alunos. Portanto, enxerga-se que em um Estado reconhecido por sua educação, as escolas cumprem a função de formar indivíduos críticos e ligados ao uso consciente dos instrumentos propiciados pela modernização.

 Levando-se em consideração esses aspectos, observa-se a necessidade de vencer os entraves educacionais brasileiros. Para reverter este quadro problemático, é importante que o Ministério da Educação, responsável pela organização educacional brasileira convoque professores e psicólogos para criarem uma nova metodologia de ensino. Esta medida pode ser viabilizada por meio de capacitação e do ordenamento de verbas, separando uma quantia para o pagamento dos profissionais contratados para este projeto. Feito isto, a pedagogia brasileira será um reflexo do sucesso tanto quanto na Finlândia. 

 

Autora: Anne Berriel Abreu Alecrin.

Tema: Os desafios da educação brasileira.