Equilíbrio

Postagem : 18 de junho de 2013

Inquestionavelmente, a liberdade de expressão é um ponto de extrema importância para o convívio harmônico na sociedade. Por estas razões, veem-se grupos ao redor do mundo, que têm gerado discussões sobre alguns temas polêmicos.

Nessa direção, um dos pontos de maior debate tem sido o casamento homoafetivo. Na América Latina e na Europa, vários países já legalizaram a união estável. Porém, dentre os países europeus, a França tem se mostrado bastante resistente à decisão, visto que protestos, prisões e suicídios já ocorreram pela não aceitação social dos relacionamentos homoafetivos.

Sob esta ótica, veem-se também no Brasil, pessoas e grupos que se negam a reconhecer a união civil entre indivíduos do mesmo sexo. Torna-se imprescindível salientar que o Brasil é um país laico, ou seja, a religião não pode interferir no Estado. Porém, movimentos religiosos e uma parcela da população têm acalorado as discussões.

A liberdade e a segurança, que são pressupostos de um convívio social saudável, devem ser fielmente administrados pelo Estado, visto que, estes direitos constam na Declaração dos Direitos Humanos. Diante disso, entende-se que a verdadeira democracia deve proteger toda a população sem radicalismos. Logo, o equilíbrio se tornou a palavra-chave da sociedade moderna do século XXI.

Thaynara Tavares. Vestibulanda.