Evolução Tecnológica

Postagem : 6 de setembro de 2016

Nos últimos anos, o mundo vem passando por intensos avanços tecnológicos que afetam toda a população global. Diante desse fato, os principais exemplos que podem ser citados são o Uber e a Netflix, culturas digitais que revolucionam a sociedade contemporânea.

É importante dizer, que a empresa Uber, que era anteriormente chamada de UberCab, nasceu no coração de Silicon Valley nos Estados Unidos. Um dos principais objetivos do aplicativo é fornecer aos seus usuários preços mais acessíveis, com um mecanismo que é usado diretamente do celular, utilizando a geolocalização. Devido a esse contexto, o Uber vem se tornando cada vez mais inimigo dos taxistas tradicionais, além do fato de que para se tornar um prestador de serviços da Uber, é necessário passar por checagem de antecedentes criminais e ser dono do próprio carro. Exigências que selecionam cada vez mais os trabalhadores deste setor.

Neste contexto de revolução digital, a provedora global de filmes e séries chamada Netflix se encaixa perfeitamente nos padrões. Fundada em 1997, nos Estados Unidos, a empresa surgiu como serviço de entrega de DVDs pelos Correios. O que surpreende é que , em janeiro de 2016, a Netflix superou a marca de 75 milhões de usuários ativos em escala global, disponível em cerca de 190 países, quase todo o mundo, com exceção da China, Crimeia, região da Ucrânia, Coréia do Norte e Síria. Devido a esse fato, há boas razões para concordar com o pensamento do fundador da Apple, Steve Jobs (1955 – 2011), que expôs que “A tecnologia move o mundo”, uma ideia que é confirmada pelo atual comportamento da sociedade global.

Dado ao exposto fica evidente que a tecnologia na atual população global está revolucionando a sociedade positivamente. Diante disso, é necessário que haja maiores reconhecimentos desses fatos, mas também deve haver mais ensino, para que não ocorra alienação mediante a tanta evolução. Só assim, a sociedade global poderá retirar todos os proveitos dessas grandes evoluções contemporâneas.

 

Autora: Lauren Machado Vieira. Vestibulanda 2016. Aluna do Centro de Escrita Regina Magalhães.

 

 Tema: A cultura digital do Uber e do Netflix revoluciona o comportamento da sociedade global de forma positiva ou negativa?