Evolução

Postagem : 23 de agosto de 2016

O bloqueio de alguns aplicativos vem gerando polêmicas. Como explicar a paralisação do WhatsApp? Por um lado, facilitaria o monitoramento de pate-papos entre criminosos, já por outro, seria uma invasão da privacidade dos usuários.

É importante lembrar que Graham Bell nunca imaginou que um aparelho elétrico de transmissão de voz à distância se tornaria um acessório de bolso. Tão pouco Dom Pedro II, imaginou que o primeiro telefone instalado por ele, no Brasil, em 1877, abriria as portas para um aparelho com enorme potencial, como o celular, capaz de enviar mensagens instantâneas através de um aplicativo como o WhatsApp Messeger.

De acordo com o Artigo 5º da Constituição Brasileira –  IX- É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Isso demonstra que, ao decidir suspender o meio de comunicação, a juíza Daniela Barbosa não refletiu de acordo com a Constituição Brasileira. Ou seja, é uma medida extrema, que está muito mais atrelada às tomadas de decisões em países autoritários, tais como Rússia e China.

Portanto, o bloqueio do WhatsApp realmente é polêmico. Cabe agora aos cidadãos, cobrar seus direitos pensando na liberdade de expressão. Além disso, é de extrema importância ler os termos dos contratos virtuais, antes de aceitá-los e de baixar qualquer aplicativo, como o WhatsApp Messenger.

 

 

Autora: Laura de Almeida Barreto Leite

 

Tema: Você acha que os bloqueios do WhatsApp podem ser questionados?