História manchada

Postagem : 19 de agosto de 2012

O poder pode transformar um indivíduo. Isto quer dizer que aqueles que comandam podem usar artifícios para favorecer o privado em detrimento do público. Nesse sentido, o Brasil destaca-se no cenário midiático com uma organização criminosa,, com consequências desconhecidas.

Vale assinalar que o Brasil possui, em sua história, um modelo corrupto. Desde a chegada dos portugueses e sua colonização, baseada no pau-brasil, até os dias atuais. Em verdade, houve, um desvio político de corrupção chamado “Collorgate”, que ocorreu por ter concentrado o poder nas mãos de um único homem, e fracassou.

É importante lembrar ainda, que o Mensalão, o mais atrevido escândalo de corrupção e desvio de verba, depois do “Collorgate”, foi basicamente uma mesada distribuída para parlamentares, com o objetivo de que os mesmos votassem nos projetos do Poder Executivo do Partido Trabalhista (PT). O fato é que a certeza da impunidade que se tem no Brasil é o fator que leva os políticos e tantos outros criminosos a buscarem o poder, a qualquer custo, até infringindo as leis.

É inquestionável que um homem detentor de poder pode usá-lo tanto para o bem como para o mal. Porém, é inadmissível que tantos políticos brasileiros assumam o poder e pensem apenas no privado, deixando o público em segunda instância. Seria desejável, portanto, a educação pública de qualidade, maior distribuição de cultura pela mídia e pelos jornais e a influência da Igreja para boas leituras, a fim de que os cidadãos desenvolvam maior senso crítico, para qualificarem seus votos e elegerem melhores
governantes.

Anderson dos Santos Gomes de Souza. Vestibulando. Pretende cursar Engenharia de Produção.