Impacto dos videogames

Postagem : 24 de agosto de 2022

Na nova era digital, é inegável a grande presença dos videogames, principalmente, na vida dos jovens. Sob essa ótica, a presença deste instrumento tem sido associada a diversos pontos negativos, quando se torna um vício. Na nova geração, esta postura é muito incentivada pela fuga da realidade, impactando tanto socialmente, quanto psicologicamente, acarretando também, diversos malefícios físicos.

Primeiramente, como resguarda o filósofo francês, Gilles Lipovetsky “Vivemos na era da mídia e da midiatização da vida”. Sob esse viés, a sociedade contemporânea está diretamente entrelaçada à tecnologia dos videogames. Assim, os jovens viciam-se nas telinhas para fugirem da realidade em que vivem. Dessa maneira, o vício afeta diretamente o psicológico individual e coletivo podendo, muitas vezes, resultar em depressão ou ansiedade. Igualmente, isto se associa ao campo social, uma vez que o portador desta postura exclui-se do mundo real e foge de sua realidade.

Em segundo lugar, diante dessa prática constante dos jovens com os videogames, outros impactos negativos infringem-lhes. Destarte, dentre os malefícios estão presentes o incentivo ao estilo de vida sedentário, a hábitos alimentares ruins e malefícios para o desenvolvimento da visão. Com isso em vista, é de suma importância uma mudança, para proteção da saúde, tanto mental quanto física, que são agravadas por esta prática virtual frequente.

Diante do exposto, entende-se que os malefícios do vício em videogames são incontestáveis. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação apresentação de palestras e saraus nas escolas, para assim, não só incentivar os jovens envolvidos com essa prática, mas também aprenderem com os países que possuem um papel essencial para impedirem doenças entre os envolvidos com os videogames. Com tais mudanças, o impacto negativo dos jogos no público juvenil poderá ser freado e minimizado, criando um mundo melhor para todos.

Autor: Lucas Raposo Bastos.

 

Tema: Vício em videogame e suas implicações sociais e psicológicas.