Os jogos da vida

Postagem : 7 de maio de 2016

Os jogos Olímpicos da cidade do Rio de Janeiro deixarão um grande legado para o Brasil. Este megaevento alavancará o turismo brasileiro, além de criar inúmeras obras de infraestrutura e aumentar a arrecadação de impostos.

 

A história dos jogos Olímpicos é tão antiga quanto à história da criação das sociedades atuais. Além disso, a conquista das medalhas era sinônimo de supremacia e, em períodos de guerras, os alemães e os russos ostentavam suas vitórias. Convém observar, nos dias atuais, que as Olimpíadas exercem um papel integrador dos países participantes. Neste sentido, o Rio de Janeiro, possuidor de muitas belezas naturais, entrará no cenário do turismo internacional e poderá conquistar milhares de admiradores.

 

Vale destacar, que eventos deste porte, exigem vultosos investimentos em infraestrutura. Sendo assim, várias cidades brasileiras, em especial a do Rio de Janeiro, receberão grandes investimentos em áreas estratégicas, como aeroportos, rodovias, redes hoteleiras e saneamento básico. Este legado melhorará a vida dos brasileiros além de melhor acomodar os turistas. Outro ponto a ser analisado é que os jogos Olímpicos proporcionarão grande captação de recursos financeiros, por meio dos impostos que incidirão sobre todos os gastos realizados por brasileiros e turistas estrangeiros.

 

Em virtude dos fatos apresentados, as Olimpíadas no Brasil melhorarão, certamente, a qualidade de vida da população brasileira. No entanto, para que os jogos logrem o maior êxito possível, é necessário que a sociedade brasileira sinta orgulho do evento e participe ativamente deste processo. Além disso, é importante que o Estado brasileiro realize as obras de infraestrutura,  referencialmente, por meio da participação público-privada e que planeje toda a logística de segurança e de realização do evento. Afinal, a conquista do público depende da realização de um evento bem organizado.

 

Autor: Rogerio da Silva Burla. Engenheiro Agrônomo.

Aluno do Centro de Escrita – Regina Magalhães

Tema: Olimpíadas de 2016 no Brasil: você é a favor ou contra?