Pela terceira vez

Postagem : 1 de outubro de 2013

Será que uma nova guerra fria está por vir? Ou será que dessa vez vai ser real? As alianças já estão semiformadas e agora, só falta outro estopim, assim como foi o assassinato do Duque Ferdinand na primeira Grande Guerra.

Algumas das causas das Grandes Guerras foram o revanchismo francês e o alemão. A Rússia perdeu a Guerra Fria, ainda como a União Soviética e agora, pode ser que tenha criado um revanchismo russo. Tal afirmação pôde ser analisada, recentemente, quando a Rússia abrigou o agente norte-americano, que divulgou documentos secretos de espionagem dos Estados Unidos.

Com uma sede de guerra insaciável e historicamente  ligada à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a Coréia do Norte pode-se aliar à Rússia, em caso de guerra, contra as norte-americanos imediatamente. A Síria, se atacada pelos norte-americanos, deverá receber apoio do Irã, já que os grupos islamitas ligados seriam os mesmos e assim, juntos, levariam a uma possível guerra, além daqueles que a acompanhariam por associações islâmicas.

No ponto em que está agora, a crise é de difícil reversão, à medida que um quer vingança e o outro quer mais afirmação de seu poder. Contudo pode-se tentar algum acordo, embora o mais provável seja mesmo um terceira guerra mundial.

Lucas Marques Pires da Silva. Vestibulando. Aspirante à vaga na UFRJ.