No cenário de distanciamento social, os meios digitais ficaram mais evidentes no cotidiano da maioria dos indivíduos. As causas para estimular os implementos tecnológicos nas instituições de ensino é para otimizar o tempo das aulas e para permitir o uso mais proativo da informação. Dessa forma, os estudantes terão mais interesse e motivação para se dedicarem ao estudo.
Primeiramente, sabe-se que dentro do cérebro humano existe um fenômeno conhecido como ciclo descanso: atividades, fazendo com que o indivíduo fique concentrado por 90 minutos. Depois desse tempo, é necessária uma pausa para um novo ciclo iniciar-se. É bom destacar que o celular passou a facilitar a aproximação, o compartilhamento e ajudar na aprendizagem entre aluno e professor. Em outras palavras, as telas interativas otimizam o tempo, aumentando o rendimento do estudante e a produtividade nos conteúdos, com o auxílio de imagens e vídeos. A partir da orientação do professor, pode-se, sem dúvida, aprimorar o conhecimento dos estudantes com os novos meios virtuais.
Além disso, muitas crianças e jovens, no Brasil, não possuem orientação necessária e condição financeira para navegar e aprender com as oportunidades que os meios digitais oferecem. É bom assinalar que para a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), formar jovens com pensamentos críticos, conscientes e abundantes de informação é obrigatório. O Brasil não é um país tão desenvolvido, mas com a atual chance do uso das telas interativas, em consequência da COVID-19, uma forma de educação mais avançada pôde começar a ser trabalhada. Porém, é necessário ajudar os jovens que não possuem esses artifícios tecnológicos para também obterem informações virtuais.
Diante dos fatos apresentados, observam-se as mudanças positivas que poderão acontecer na vida dos estudantes, com a utilização de implementos tecnológicos, nas salas de aula. Nesse contexto, é oportuno lembrar a escritora Cecília Meireles, com suas palavras: “Mas a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada”. Logo mudanças ocorrem na vida e o ser humano precisa dar o melhor de si para conviver e aprender da forma melhor possível. Com a ajuda dos equipamentos tecnológicos, haverá maior participação ativa e democrática da população na vida social e política, já que a informação será difundida mais fácil. Todavia, o seu uso deve ser feito com limites e com a orientação do professor, que também deve passar por um treinamento. Os alunos, por sua vez, precisam também colaborar e ajudar. Dessa forma, os brasileiros poderão ter maior facilidade para adquirirem o conhecimento real e virtual.
Autora: Luiza Albernaz. Aluna do Centro de Escrita Regina Magalhães.
Tema: Pós-pandemia: proibir ou estimular o uso do celular na sala de aula?