Ubiquidade atual

Postagem : 23 de maio de 2018

A sociedade moderna sofre de forma crescente com a perda da solidez dos relacionamentos cotidianos. Tal fluidez tem como um de seus fatores principais os avanços da internet os quais proporcionam uma grande ubiquidade a seus usuários.

O termo ubiquidade tem origem na palavra “ubiquitas” que vem do latim e significa a capacidade de estar em todos os lugares. A internet é um claro exemplo de tal termo, pois é uma plataforma que permite o conhecimento de grande número de informação. Assim, é um meio que permite que o indivíduo esteja em todos os lugares sem, necessariamente, estar presente fisicamente, o que por um lado, é um grande avanço para a humanidade.

Em contrapartida, tal meio pode causar graves consequências para o desenvolvimento do bem-estar da chamada Geração Z, as pessoas que nasceram na era digital, isto é, a partir de 1990. Outro fator preocupante é o nível do conteúdo voltado às crianças contemporâneas, o qual é, na maioria das vezes, é raso, voltado para o consumo e incentiva hábitos ruins. Desse modo, pode acarretar problemas psicológicos e, até físicos, nas pessoas de tal faixa etária.

Diante dos fatos apresentados, é possível depreender que é necessário que os conteúdos divulgados na internet sejam filtrados. Para isso, é importante maior presença dos pais na vida das crianças, monitorando o conteúdo visto pelas mesmas. Além disso, é necessário que as atividades presenciais sejam incentivadas, para que assim, as consequências negativas da ubiquidade, nos tempos líquidos modernos, possam ser minoradas.

 

Autora: Juliana Batista Alvarenga. Aluna do Centro de Escrita Regina Magalhães.

 

Tema: As consequências da ubiquidade nos tempos líquidos modernos.