Um novo cenário

Postagem : 2 de setembro de 2012

É a própria sociedade que atua nos comportamentos humanos. Partindo desse pressuposto, nota-se o novo cenário quando o assunto é mercado de trabalho.

Fica evidente que a cultura estabelecida, até a década de setenta, já não é a mesma. Isto é, desde o estudo aprimorado e concluído da pílula anticoncepcional, a mulher percebeu a sua capacidade de ir além dos serviços domésticos. Assim, convém ressaltar grandes mulheres de influência e poder que vêm se destacando, como Dilma Rousseff e Cristina Kurchner, respectivamente, Presidente do Brasil e da Argentina.

Vale ressaltar ainda que toda essa tansformação é recente, tendo em vista que o gênero feminino foi educado sob uma sociedade patriarcal. Diante desse quadro, entende-se que a mulher ainda não sabe lidar bem com essa ascensão de poder, mesmo tendo preferência para grandes cargos nas atuais empresas. Ainda merece atenção o fato dessa mudança ser reflexo da busca de novos objetivos. É preciso perceber ainda que a mulher tornou-se altamente qualificada para melhor se organizar e realizar tarefas do que os homens.

Agora, a prioridade deve ser a orientação para a sociedade se adaptar. Isto é, necessita-se do apoio da escola e da família, para que não haja discriminação de gênero. Seria fundamental ainda, que a sociedade respeitasse a igualdade, porque cada dia mais, o mundo tem mulheres em busca de seus ideais.

Caline Baptista Rodrigues de Souza. 17 anos. Vestibulanda. Pretende fazer Direito.