Um país maduro com mente infantil

Postagem : 17 de agosto de 2015

Com o passar dos anos, a expectativa de vida, principalmente no Brasil, elevou-se demais. É importante mencionar que a população está envelhecendo e aumentando o número em relação aos mais jovens. Contudo, uma constante também presente no cotidiano é a desvalorização dos mais velhos.

Há décadas, não era normal uma pessoa viver mais do que 50 anos, devido à baixa qualidade de vida e à falta de acesso a formas de prolongá-la. Atualmente, esta dificuldade tornou-se menor, já que áreas, como a da medicina, desenvolveram-se de uma maneira surpreendente, possibilitando o prolongamento da vida humana. Por outro lado, vê-se que, com essa mudança nas estatísticas é despertada uma grande preocupação relacionada à atenção do Estado para com esses cidadãos, sendo que ele já está comprometido com a educação e a saúde até para os jovens.

Outro problema típico do Brasil é o enorme descaso dos jovens em relação aos idosos. A pessoa mais velha, em geral, é constantemente desvalorizada no país, é privada de seus direitos e desrespeitada pelos mais jovens, que não possuem, na maioria das vezes, tolerância e paciência com o próximo. Estacionar em local reservado, não respeitar a preferência em filas e em ônibus são atitudes que se transformam em grandes obstáculos na vida do idoso e prejudicando sua dignidade.

A desvalorização dos mais velhos, em geral, no Brasil aumenta conforme os atuais números de expectativa de vida que se elevam. O resultado disso é a existência de uma geração que não possui respeito aos idosos e que assim perdem, inclusive, no conteúdo intelectual, pois de acordo com um provérbio chinês: “Se queres vencer na vida, consulta três velhos”. É mais do que obrigação do Estado intervir, positivamente, na vida dessas pessoas, devido à existência do Estatuto do Idoso, que garante proteção à vida e à saúde dos mais velhos. Além disso, os cidadãos mais jovens devem adquirir a paciência necessária para lidar com esses indivíduos e, para assim também, amadurecerem mais facilmente.

Lucas Tristão Machado

Tema: Envelhecimento da população brasileira e a alta expectativa de vida.