Uma nação singular

Postagem : 14 de outubro de 2014

O Brasil é um país com uma população resiliente, que teve um histórico de opressão, mas é hoje uma nação que pulsa de emoção e de alegria, dominando suas tristezas com sua própria diversidade e peculiaridade do povo.
É fato que uma nação com uma grande dimensão territorial, como os Brasil, com sua diversidade cultural, com a riqueza dos vários tons de pele e fisionomias consegue ainda ser um país de características peculiares e únicas. Pois, mesmo com a diversidade ancestrais, que formaram nosso povo e construíram os diversos costumes e tradições, o brasileiro é identificado pelo seu sorriso largo e uma emoção explosiva.
Deve-se reconhecer que não somos um país das melhores condições socioeconômicas e, por anos, fomos extorquidos pelo colonialismo português, o imperialismo inglês e o neoimperialismo norte-americano. Porém, o povo brasileiro aprendeu, com sua própria diversidade a superar e respeitar as diferenças e fazer até dos problemas uma festa ou uma partida de futebol. Pois, é esta a emoção que faz o povo brasileiro receber os estrangeiros com braços e portas abertas em nosso país.
Por esta grande diversidade brasileira e pelo sentimento forte e único do seu povo, vê-se que sua população é, sim, resiliente. Pois, é consegue relevar fatos ruins, tolerar frustrações e enfrentar crises, com emoção e entusiasmo estampado no rosto. É preciso, cada vez mais, que cada um continue aperfeiçoando também a diversidade social para continuar a ser essa nação tão singular, chamada Brasil.

Ricardo Luiz Menezes. Vestibulando

Tema: Povo brasileiro: um coletivo arcado pela diversidade e emoção